domingo, 30 de junho de 2013

Temperos congelados

Estes temperos congelados sao super práticos para quem cozinha todos os dias, como eu.
Eu fiz uns com azeite de oliva e outros com agua porque nem sempre vou usar azeite no cozimento, muitas vezes uso o oleo de coco e agua a gente sempre usa. eu fiz com alecrim, tomilho,  orégano, coentro e basil que sao os que eu mais uso.






Mas nao faça com azeite extra virgem, ja' que vai cozinhar com os alimentos, porque se ele for usado em alta temperatura perde suas propriedades benéficas e esses benefícios só podem ser obtidos se o azeite for consumido em temperatura ambiente, usado para temperar saladas cruas, vegetais cozidos ou para finalizar pratos.
Essas gorduras são boas, pois auxiliam na diminuição do colesterol ruim no sangue e aumentam o bom colesterol. O azeite também é rico em antioxidantes, que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças. 
extravirgemé que tem menor acidez (até 1% ). Esse óleo possui substâncias que combatem o mau colesterol. Também impede o depósito de gordura abdominal, afinando a cintura e afastando o risco de doenças cardíacas e diabetes. Só não pode abusar na quantidade, pois uma colher de sopa contém cerca de 108 calorias!  O ideal é consumir  2 colheres de sopa por dia: uma no almoço e outra no jantar.
E o azeite de oliva comum com acidez acima de 0,5 é mais resistente às altas temperaturas, entao estes podem ser usados no cozimento.
O azeite também é rico em antioxidantes, como os polifenois, capazes de combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células. Tem efeito protetor contra uma série de doenças degenerativas, entre as quais a cardíaca 

Armazenando o seu azeite de oliva

Quando o azeite é exposto ao calor, a luz e ao ar os nutrientes do azeite começam a oxidar e o seu sabor irá se perder. Por isso, procure adqu irir azeite engarrafado em vidro escuro. Guarde o azeite em local fresco e escuro. É muito comum encontrar azeite armazenado ao lado do fogão na cozinha. Isso faz com que o azeite se estrague mais rapidamente e se torne rançoso.  A ideal é ter fácil acesso a pequenas quantidades de forma que se possa consumir na totalidade  e deixar a garrafa em um local protegido. Por isso, fica a dica, na hora de comprar, não pegue uma garrafa da parte da frente e sim as de trás que estão mais protegidas da luz nas prateleiras do supermercado. Verifique também a data de produção, quanto mais próximo você estiver da data melhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário