terça-feira, 20 de outubro de 2009

Berinjela, sempre bem vinda!!!!!!!!!!



Berinjela da minha horta!!!!!!!!!!!!!
Sempre gostei do contato com terra, antes curtia mais as flores, teve um tempo qdo morava no jardim petrópolis em Cuiabá e tinha como vizinha de edícula a Grazi, tínhamos tarde maravilhosas misturando esterco na terra, fazendo um pequeno jardim nos fundos e sempre rolava um chá com bolo, pão integral e mel até prá lambuzar a cara, pq essa menina comia muito, mais muito mel, ela sempre tinha mais de 5 litros de mel em casa e isto é pura verdade, saudades de vc, Grazi e tb do Simon, Zeus ... um tempo mt bom.  Mas  agora estou encantada com minha horta, jogar a semente e ver brotar é uma obra divina. Num espaço pequeno deu prá plantar salsinha, cebolinha, coentro, berinjela, couve, repolho - tá bem ao lado da berinjela, alecrim, salvia e manjericão. Agora estou mudando prá um apartamento, mas já estou elaborando um espaço prá plantar lá tb. Esta e´ a melhor terapia. Qdo me sinto um pouco ansiosa ou estressada, vou fuçar na terra, aí me sinto renovada outra vez.
Para plantar a berinjela :
Adubação- 200g bokashi a cada 15 dias, Rega- A cada 6 dias, Terreno- areno argiloso
Combate as pragas - Calda de fumo e óleo de neen

A berinjela é um fruto originário da região da Índia.
Adapta-se facilmente em regiões de clima tropical.
É um alimento rico em vitaminas A, C, B1, B2 e B3. É também uma importante fonte de betacaroteno.
Possui também uma boa quantidade de sais minerais, tais como, potássio, cálcio, ferro cobre e magnésio.
É pouco calórica, sendo que cada 100 gramas possui apenas 20 calorias.
Entre os meses de janeiro a maio ocorre o período de safra.
Estudos recentes apontam que a berinjela é um ótimo alimento, cujo consumo ajuda a reduzir o colesterol.
Possui também propriedades laxantes e digestivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário